[fullwidth backgroundcolor=”” backgroundimage=”” backgroundrepeat=”no-repeat” backgroundposition=”left top” backgroundattachment=”scroll” bordersize=”0px” bordercolor=”” borderstyle=”” paddingtop=”0px” paddingbottom=”0px” paddingleft=”0px” paddingright=”0px” menu_anchor=”” class=”” id=””][fusion_text]Em princípio, pode parecer fácil escolher portas e janelas para casa. Mas nem sempre é. Isso porque existem muitos detalhes a serem observados ao fazer essa compra. Conheça os principais erros ao escolher portas e janelas para casa para que você possa evitá-los.
Fonte: Casa3 Arquitetura.
1) Comprar sem saber as medidas exatas
Portas e janelas têm tamanhos-padrão variados e é comum que construtoras utilizem peças nesses tamanhos. Por outro lado, também é possível mandar fazer as portas e janelas para casa sob medida, principalmente se você deseja acrescentar detalhes diferenciados ou se deseja valorizar uma vista.
Portas e janelas em tamanho padrão, são facilmente encontradas em loja de material de construção.
Por outro lado, se ao medir os vãos você constatar que não há portas e janelas para casa com tamanho padrão, será preciso buscar por uma loja ou profissional que execute sob medida.
Conheça algumas medidas padrão de portas:[/fusion_text][/fullwidth][one_half last=”no” class=”” id=””][fusion_text]Portas de madeira (M):
- 2,10 x .60
- 2,10 x .70
- 2,10 x .80
- 2,10 x .90
- 2,10 x 1,00
- 2,10 x 1,15
[/fusion_text][/one_half][one_half last=”yes” class=”” id=””][fusion_text]Portas de alumínio e ferro (M):
- 2,15 x .68
- 2,15 x .77
- 2,15 x .88
- 2,15 x .98
- 2,15 x 1,08
[/fusion_text][/one_half][one_half last=”no” class=”” id=””][fusion_text]Portas de correr ou porta balcão (M):
- 2,14 x 2,00
- 2,14 x 2,50
- 2,16 x 0,88
- 2,20 x 1,80
- 2,20 x 1,60
- 2,20 x 1,20
- 2,20 x 1,50
- 2,35 x 1,60
[/fusion_text][/one_half][one_half last=”yes” class=”” id=””][fusion_text]Tamanhos padrão para janelas (M):
- 1,00 x 1,00
- 1,00 x 1,50
- 1,00 x 2,00
- 1,20 x 1,50
- 1,20 x 2,00
- 1,20 x 1,50
- 1,20 x 2,00
[/fusion_text][/one_half][fullwidth backgroundcolor=”” backgroundimage=”” backgroundrepeat=”no-repeat” backgroundposition=”left top” backgroundattachment=”scroll” bordersize=”0px” bordercolor=”” borderstyle=”” paddingtop=”0px” paddingbottom=”0px” paddingleft=”0px” paddingright=”0px” menu_anchor=”” class=”” id=””][fusion_text]
Fonte: Casa3 Arquitetura.
2) Não escolher os acabamentos corretamente
Existem acabamentos ideias para áreas internas e áreas externas. Além disso, os acabamentos de portas e janelas influencia bastante a decoração dos cômodos.
Portas de madeira natural podem dar mais aconchego e charme ao ambiente, por isso são utilizadas em ambientes internos. Já as portas gradeadas, com uma parte em vidro, são bem charmosas e podem ser usadas na entrada da casa para melhorar a iluminação. Há também portas feitas de vidro e alumínio ou PVC, as quais tem a praticidade da manutenção como sua principal aliada.
As janelas também podem ter uma série de acabamentos: madeira natural, madeira tingida, alumínio pintado, dentre outros. A escolha deve levar em conta a qualidade de cada material, o lugar em que a peça será utilizada e também se portas e janelas combinam com o estilo do resto da casa.
Fonte: Casa3 Arquitetura.
No caso de portas e janelas com vidros, veja se é melhor utilizar um vidro comum ou mais opaco. Os vidros comuns podem ser ótimos para receber a luz natural, mas nem sempre são os melhores para manter a privacidade da casa. Há ainda a questão da radiação solar que deve ser sempre levada em conta em um bom projeto de arquitetura. Pode ser necessário investir em cortinas e persianas para que o interior da residência não fique muito exposto.
3) Desconfie de valores muito baixos
Comprar portas e janelas baseando-se só no preço é um erro que pode sair bem caro. Esses itens fazem parte não só da decoração como também da segurança da casa e devem ser escolhidos com muita atenção. E, como são importantes, portas e janelas de boa qualidade costumam ter valor mais elevado.
O ideal é procurar pela assessoria de um profissional qualificado que o ajudará na escolha por materiais duráveis e tratados, principalmente se as portas e janelas terão contato com o exterior e todas as intempéries, como chuvas, umidades e exposição ao sol. Portas de madeira, por exemplo, devem ter tratamento contra cupins e infiltração de água, enquanto as janelas em ferro devem ser tratadas para evitar a corrosão / ferrugem.[/fusion_text][/fullwidth]