Atualmente, passamos mais tempo no escritório do que em casa. Por isso, trabalhar em um espaço agradável, confortável e que nos faça sentir à vontade, pode melhorar bastante o resultado final do trabalho. A utilização de móveis residenciais em escritórios pode ajudar a produzir este efeito.

Utilização de móveis residenciais em escritórios
Fonte: Casa3 Arquitetura.

É claro que o ambiente de trabalho precisa ter um clima profissional, portanto não é recomendável se usar somente móveis residenciais em todos os ambientes. No entanto, alguns “toques” de mobiliário residencial é um diferencial para a decoração do escritório. Aqui vão algumas dicas:

– Substitua cadeiras comuns da recepção por poltronas: Pode ser uma boa opção para quem tem espaço, deixando o ambiente aconchegante e confortável. Aproveite para complementar o espaço com mesas de apoio e obras de arte. Demonstrar atenção especial pelo espaço que é a porta de entrada da empresa, com o destaque de alguns móveis e objetos, é um diferencial na hora de se receber clientes e parceiros.

– Espaços para distração: Um lugar que normalmente recebe móveis residenciais são as salas de descompressão. Este espaço, criado para que o colaborador realmente possa relaxar dentro da empresa, pode ter poltronas confortáveis, sofás, redes, mesas de apoio, material de leitura, televisões, videogames e mesas de sinuca, proporcionando ao espaço um aspecto de casa, importante para que os funcionários se sintam à vontade.

Fonte: Casa3 Arquitetura.
Fonte: Casa3 Arquitetura.

– Que tal uma cozinha mais divertida: A cozinha também pode ganhar ar residencial com a utilização de um mobiliário e utensílios mais simples, porém eficientes. Mesas e cadeiras de cozinha também não precisam ser tão sérias, com “ar de escritório”. Utilizar objetos com design ou                                   aplicar um simples toque de cor propiciam ao ambiente um outro clima.

– Destaque nas áreas comuns: Assim como a cozinha, áreas comuns também são consideradas espaços importantes dentro da empresa. São locais relevantes para os funcionários fazerem breves pausas, podendo servir como fontes de inspiração. Um espaço como o cantinho do café pode receber uma mesinha comum, cafeteira, xícaras e canecas divertidas, lembrando o aconchego de uma casa no escritório, deixando-o mais interessante e acolhedor. Complete o espaço com um tapete, iluminação personalizada, quadros e ele ficará perfeito!

Fonte: Casa3 Arquitetura.
Fonte: Casa3 Arquitetura.

– Toque pessoal de cada um: Deixar os funcionários personalizarem suas estações de trabalho também pode ajudar a tornar o escritório mais intimista. Fotos de família, porta-lápis e uma série de outros pequenos elementos fazem com que o funcionário se sinta ainda mais a vontade em seu posto.

Existem várias formas de utilizar móveis residenciais em escritórios. O importante é deixar a imaginação rolar. Contar com algumas ideias de seus próprios funcionários ou, mais assertivamente, com o apoio de uma equipe especializada em projetos de arquitetura corporativa também pode ser um grande diferencial.