Tubulações aparentes na decoração de escritório, tendência forte da arquitetura corporativa atual, é herança dos antigos lofts americanos e europeus das décadas de 1950 e 1960. Vem sendo muito utilizada em projetos de arquitetura residencial, entretanto os escritórios também têm aderido a esse tipo de decoração, e com bastante sucesso. Tubulações aparentes na decoração de escritório

Escritório da Red Bull em Amsterdam. Fonte: The Cool Hunter

Em uma mistura do rústico com o moderno, a tubulação aparente na decoração fica bem interessante em um ambiente com estilo mais despojado. Contudo, combina também com atmosferas mais sérias ou sofisticadas. Esse resultado vai depender do tipo de acabamento e uso dado à tubulação. Independente do caso, além de optar por uma decoração super atual, o fato de não ter que esconder canos, dutos e tubos pode diminuir consideravelmente o custo do projeto de arquitetura. Tubulação na Decoração de Escritórios

Um dos escritórios do Google espalhados pelo mundo Fonte: One Work Place

Tubulação na Decoração de Escritórios

KIVA. Fonte: One work Place

Vantagens de se ter tubulações aparentes

Caso esteja em dúvida se adere ou não a esse tipo de arquitetura em seu escritório, veja três grandes vantagens:

  • Escondendo a fiação: hoje não conseguimos mais trabalhar sem tantos aparatos tecnológicos. Antes a vida era mais simples: havia a máquina de escrever. Chegou então a máquina de escrever elétrica. Depois os primeiros computadores. Hoje não enxergamos mais nossas vidas sem tanta tecnologia, e nem todos os aparelhos são wireless. Resultado: metros de cabos, muitas tomadas. Quem deixa a tubulação aparente pode esconder todos os fios e cabos dentro dos canos, melhorando a estética do ambiente. Inclusive, quando é necessário acrescentar alguma tomada, se a tubulação já está exposta, não é preciso quebrar paredes. Ou, quando for preciso arrumar algum problema elétrico, será bem mais simples. A vida fica muito mais prática e econômica.
  • Aumentando o pé direito: quando o projeto arquitetônico requer um pé direito mais alto, mas a estrutura do prédio não comporta esse tipo de reforma, é possível conseguir isso deixando a tubulação aparente. Assim não terá que rebaixar o teto como normalmente acontece (ou seja, menos gasto) e aproveita-se ao máximo o espaço. Além de criar uma decoração bem atual, é possível camuflar os canos e dutos pintando-os com a mesma cor do teto. Ou caso queira que eles realmente façam parte da decoração do espaço, brinque com as cores, use tons contrastantes.

Tubulação na Decoração de Escritórios

Projeto de Arquitetura Corporativa | Casa 3 Arquitetura

  • Reformando: em caso de reformas futuras ou consertos na tubulação (no encanamento, principalmente), evitará quebradeira e, novamente, trará economia. Ou seja, será muito mais rápido e fácil.

Deve-se atentar para a manutenção desse tipo de decoração. Mesmo sendo mais simples, é preciso lembrar-se de limpar constantemente para que não acumule muito pó. Fundamental também é ter a ajuda de um profissional, como um engenheiro, para não ter problemas futuros com tubulações aparentes.