Otimizar o espaço do escritório tem se tornado cada vez mais importante para todo tipo de empresa. Como o metro quadrado está cada vez mais caro, é necessário que a empresa consiga crescer dentro do espaço que ela já possui e, para tanto, saber se reorganizar é fundamental para que todos os funcionários fiquem confortáveis e satisfeitos.
No entanto, em se tratando de organizar e otimizar o espaço do escritório, muitas empresas enfrentam dificuldades, principalmente por não saber muito bem o que fazer nem por onde começar. Por isso, confira algumas dicas de otimização para o escritório simples e fáceis de colocar em prática:
- Cores claras são boas opções para quem quer ampliar visualmente o espaço. Elas criam a sensação de que as paredes estão mais distantes, além de refletir melhor a iluminação. Por outro lado, tons escuros fazem com que o espaço pareça menor. Deixe para utilizá-los em alguns detalhes decorativos ou nos móveis, para criar um contraste com as paredes.
- Ambientes open space tendem a parecer maiores devido a falta de divisórias. Portanto, se possível, elimine paredes e divisórias do espaço para que ele pareça mais amplo e aberto.
Se houver necessidade de espaços reservados dê preferência na utilização de divisórias translúcidas ou de vidro.
Quanto mais transparente as divisórias, maior a sala tende a parecer. Para os momentos em que é preciso privacidade, como reuniões ou videoconferências, basta instalar uma cortina ou persiana, que será acionada dividindo o quando houver necessidade.
- Uma forma interessante de aproveitar bem o espaço é substituir o mobiliário tradicional por móveis sob medida. Esse tipo de móvel é pensado especialmente para o local em que será instalado, aproveitando-o muito melhor. Além disso, como são feitos sob medida, os móveis podem atender muito melhor aos funcionários e colaboradores, pois as estações de trabalho serão adaptadas para o serviço que cada funcionário desempenha.
Os móveis sob medida podem parecer mais caros a princípio. No entanto, como eles ajudam a organizar melhor o espaço, fazendo com que o escritório fique parecendo até maior, é um investimento que vale bastante a pena.
Ter um espaço de trabalho bonito e organizado agrada muito aos funcionários, que, percebendo a preocupação da empresa em criar um lindo escritório, se sentem estimulados a buscar uma maior produtividade.
- Para quem busca otimizar o espaço do escritório, criar novas formas de armazenamento é fundamental. Tendo isso em vista, explorar o cômodo verticalmente pode ser uma boa opção.
A utilização de prateleiras e armários aéreos libera alguns espaços para a instalação de novas estações de trabalho, além de criar novos locais para armazenamento de documentos, livros de pesquisa e outros papéis importantes. Vale lembrar que é importante manter sempre as prateleiras limpas e arrumadas, para que elas não deixem o escritório com aparência de desleixado.
Outro local que tende a ficar ocioso é o espaço embaixo das mesas. Nesses locais é possível colocar gaveteiros móveis para os funcionários guardarem seus materiais de trabalho e itens pessoais. Eles podem ser retirados de debaixo da mesa para servir como mesa de apoio durante o dia e voltar a seu local no final do expediente. Há também a opção de gaveteiros com chave, que podem ser trancados, melhorando a segurança dos itens.
- A iluminação tem total influência em como percebemos o espaço. Por isso, um bom projeto de iluminação pode fazer a diferença na hora de otimizar o espaço do escritório. Quanto mais bem iluminado, mais amplo o escritório tende a parecer.
Aproveitar a iluminação natural é ótimo e ajuda a economizar na conta de luz. Por isso, vale a pena instalar as estações de trabalho de forma que a luz que passa pelas janelas não atrapalhe quem está trabalhando.
Por outro lado, a iluminação artificial deve ser pensada de forma a iluminar corretamente as estações de trabalho, mas sem causar ofuscamento. Ter muita luz é tão incômodo quanto ter pouca luz, por isso é preciso saber dosar para encontrar a melhor combinação e deixar o espaço propício para as atividades que são desenvolvidas.