Salas de espera nem sempre são lugares atrativos ou agradáveis. Mas deveriam ser, pois são a porta de entrada das empresas e o local onde os clientes passam algum tempo aguardando por seus compromissos agendados. Criar uma sala de espera confortável para seus clientes pode ser fundamental para se passar uma boa primeira impressão de sua empresa.
Fonte: Casa3 Arquitetura.
Comecemos pelas cadeiras ou poltronas decorativas. Existe uma infinidade de modelos accessíveis no mercado a preços e qualidade bem variados, contribuindo diretamente com a decoração do espaço, podendo deixa-lo confortável e personalizado se assim for desejado. Em contrapartida existem os modelos alternativos e coloridos que, se bem posicionados no ambiente, podem deixa-lo mais descontraídos, compondo com a cara inovadora de alguns startups, por exemplo.
Os móveis de uma sala de espera, quando bem escolhidos, valorizam a arquitetura do espaço, acompanhando o conceito adotado pelo projeto do prédio. O cuidado que se deve ter na especificação deste mobiliário poderá representar a diferença entre valorizar ou desvalorizar a arquitetura proposta para o entorno. A neutralidade destes equipamentos será muito bem-vinda em projetos em que a obra fale por si só.
Em certos casos, quando esta for a intenção, os usuários se sentirão como se estivessem em uma sala de estar e não em uma espera para uma consulta ou uma reunião. Este ambiente familiar e agradável representará uma vantagem comercial para a empresa que decidiu por adotá-lo. Ao permanecerem em um ambiente mais aconchegante, os clientes tendem a relaxar e não perceber o tempo que ali passaram esperando.
Fonte: Casa3 Arquitetura.
A composição do ambiente se completa quando as cadeiras e poltronas são acrescidas de mesas de centro, mesinhas laterais de apoio, suportes para revistas, dentre outros elementos, dando ao espaço uma identificação visual com a empresa. Áreas de apoio para self service de café e água poderão ser criadas, mas é importante entender o quanto isto realmente agregará valor à imagem da empresa, pois em muitos casos o apoio de uma copa com o cliente sendo servido pode ser mais bem explorado.
Outro elemento a ser explorado são as cores, tanto nos móveis, onde poderão estar associadas as cores da empresa, quanto nas paredes, onde fundos para cenários serão criados para destacar o mobiliário existente. Em alguns casos, as cores da sala de espera irão contrapor com as cores em tons pastéis do restante dos ambientes do escritório, tomando sempre o cuidado no uso de tons mais escuros, pois apesar de ajudarem a criar espaços mais confortáveis, podem deixar os ambientes um pouco sombrios, caso não estejam associadas à iluminação correta.
Para completar a decoração da sala de espera, cores neutras e claras, como branco, cinza e off-white compõem com praticamente qualquer paleta de cores aplicadas. Neste caso, ao se usar cores neutras também na área de recepção dos ambientes corporativos, não existirá tanto contraste com as áreas internas de trabalho.
Fonte: Casa3 Arquitetura.
Se a empresa já recebeu certificados e prêmios, a sala de espera pode ser um bom lugar para exibi-los, desde que criadas áreas apropriadas para tal, harmonizando sempre com o restante da decoração. Isso melhora a imagem da empresa junto a novos clientes e ainda ajudar a compor o ambiente. Obras de arte e plantas também ajudam na composição de uma sala de espera agradável, com um caráter menos impessoal e mais dinâmico. As plantas dão vida ao espaço, mas deve-se tomar cuidado em sua escolha, dando preferência aquelas que vivam bem com poucos cuidados, como suculentas, zamioculca e lanças de São Jorge, por exemplo.
Para se criar uma sala de espera confortável para seus clientes a escolha de um bom projeto de arquitetura corporativa profissional faz uma grande diferença. Por isso, se você está querendo melhorar a recepção da sua empresa, um projeto personalizado sob medida e desenvolvido por um escritório de arquitetura é a melhor opção.