Ser sustentável, nos dias de hoje, não é mais uma opção. Pensar no impacto ambiental que um projeto de arquitetura corporativa pode causar é praticamente uma obrigação. Por isso, se você está montando um negócio, que tal usar revestimentos sustentáveis para escritório?
Realizar uma construção sustentável está se tornando cada vez mais simples. A oferta de materiais de construção ecologicamente corretos já é muito grande e, com uma boa pesquisa, auxiliada pelos profissionais de arquitetura corporativa, pode-se encontrar estes materiais a um custo accessível.
Por isso, confira algumas opções de revestimentos sustentáveis para escritório que vão tornar a sede do seu negócio muito mais ecológica:
Fonte: Casa3 Arquitetura.
Antes de comprar um produto verifique se a fabrica possui certificações que atendam as normas e se está comprometida com as questões de sustentabilidade em toda sua cadeia produtiva. A madeira precisa ser certificada.
Móveis corporativos Marelli – http://www.marelli.com.br/a-marelli/nos-praticamos
Revestimento acústico de madeira OWA – http://www.owa.com.br/sustentabilidade.html
Tintas ecológicas: muitas tintas possuem compostos orgânicos voláteis (COV), derivados do petróleo que agridem a camada de ozônio. Por sorte, existem tintas ecológicas, que são à base de água e pigmentos minerais, com odor menos agressivo, livres de COV e, além disso, são laváveis.
Madeira de demolição: esse tipo de material é retirado de construções antigas em demolição e pode ou não passar por algum tratamento para ser reutilizado. A madeira de demolição pode ser utilizada para revestir pisos e paredes ou, ainda, na construção de móveis e bancadas, resultando em um produto final de alta qualidade visual.
Fonte: Casa3 Arquitetura.
Revestimento de garrafa PET reciclada: é possível utilizar garrafas PET para a produção de vários tipos de materiais como: pastilhas, ladrilhos, carpetes e tecidos. São tantas opções que é quase possível se decorar todo um escritório utilizando somente revestimentos e acessórios oriundos da reciclagem dessas garrafas.
Fonte: Casa3 Arquitetura.
Ladrilhos hidráulicos: A produção do ladrilho hidráulico não emite gases poluentes e não consome energia, sendo visualmente atrativos e versáteis, podendo ser utilizados tanto no piso quanto na parede. E ainda podem ser produzidos em praticamente qualquer cor, inclusive todo branco ou nas cores da sua marca.
Fonte: http://www.bamboohome.com.br
Revestimento de fibra de coco: outro material que pode ser utilizado na produção de vários itens é a fibra de coco. No caso de revestimentos, é fácil encontrar pastilhas de fibra de coco, que tem um visual bem natural. Sua produção não causa impactos ambientais e dá origem a um material resistente a impactos e a umidade.
Revestimentos a base de resina: esses materiais têm como base a resina de PET e também resíduos minerais. Sua produção é muito limpa, sem a emissão de gases tóxicos ou resíduos que possam poluir o solo ou a água. Os revestimentos a base de resina possuem alta durabilidade e o mínimo de manutenção.
Fonte: http://www.neobambu.eco.br
Bambu prensado: como o bambu é uma planta que cresce em abundância e rápido, sua utilização para a produção de revestimentos não causa muitos impactos. O bambu prensado é uma alternativa sustentável ao uso da madeira, pois confere ao espaço um belo visual se assemelhando a ela.
Porcelanato reciclado: imagine um revestimento com visual agradável, resistente, antiderrapante e que pode ser usado no piso e na parede. O porcelanato reciclado foi projetado para ser um produto de excelência e atender a exigências internacionais de produtos eco-sustentáveis. Em sua produção, todos os resíduos são reaproveitados, garantindo que nada vá para a natureza.
Ecomosaico: utilizado para revestir paredes com muito estilo, os ecomosaicos são montados a partir do resíduo eliminado pelas máquinas de corte em marmorarias. A reciclagem desses materiais nobres evita que eles retornem ao meio ambiente na forma de poluição, causando impactos ambientais.
Cimentícios ecológicos: existem marcas que fabricam placas cimentícias produzidas em fôrmas e secas naturalmente, dispensando a utilização de fornos e reduzindo a quantidade de poluentes lançados na atmosfera. O material é resistente e possui uma aparência rústica muito interessante, o que pode contribuir bastante com o visual do escritório.