Objetos funcionais ajudam no dia a dia de um escritório e fazem com que as pessoas trabalhem melhor, com mais qualidade, concentração e rapidez. Com mais tempo disponível elas conseguem ser mais criativas. Na correria diária em que vivemos, os prazos cada vez mais curtos e a concorrência cada vez mais acirrada, um bom projeto de arquitetura corporativa pode tornar a rotina da sua empresa mais prática. E praticidade aqui se transforma em maior rendimento. Pode parecer um mero detalhe pensar em objetos funcionais de decoração e móveis que compõem um projeto arquitetônico, mas, quando bem selecionados, além de impactar na estética ainda influenciam no rendimento da sua equipe.
Dicas de como escolher objetos funcionais
1- Móveis: para que as pessoas trabalhem bem, fundamental é que elas trabalhem sem sentir incômodos. Afinal, é no local de trabalho que a grande maioria das pessoas passa a maior parte do tempo. A escolha dos móveis é uma etapa que requer cuidado já que as características de ergonomia não podem ser esquecidas. Por exemplo, a cadeira ideal de quem passa horas na frente do computador deve ter altura regulável, encosto que se encaixa ao corpo da pessoa, apoio para os braços e rodízio para ela se mover facilmente. E ela deve ter tamanho proporcional ao da mesa. Você pode optar por mesas com divisórias para otimizar o espaço e encorajar a troca de experiências: ao mesmo tempo em que elas separam os espaços de cada pessoa, facilitam a comunicação entre elas. Vale a pena investir em mobiliário funcional, pois a falta de ergonomia pode afetar a saúde do trabalhador e resultar em diminuição do rendimento com o passar do tempo. A boa notícia é que mobiliário funcional não é mais sinônimo de falta de estética: os designers têm investido cada vez mais na criação de peças que unem praticidade e beleza.
Projeto de Arquitetura Corporativa | Casa 3 Arquitetura
Projeto de Arquitetura Corporativa | Casa 3 Arquitetura
2- Organização: um ambiente organizado é a base para a produtividade. Isso sem mencionar o fato de que a decoração do ambiente influencia na imagem institucional que se quer passar a clientes, parceiros e aos próprios colaboradores. Na decoração, tenha objetos para guardar tudo em seu devido lugar, mas sempre à mão de quem precisar. Pequenos armários abaixo ou ao lado da mesa de cada trabalhador, por exemplo, são úteis para organizar documentos e, armários e prateleiras maiores para cada área da empresa servem para organizar arquivos do departamento. Organizadores para mesa também são bem vindos. Objetos pessoais como porta-retratos são permitidos e ainda dão um tom de personalidade – só cuidado para não encher demais a mesa, afinal trabalhar confortavelmente faz toda a diferença. E lembre-se de esconder fios e cabos de equipamentos – ficam mais seguros e assim não dão a sensação de bagunça.
Armários práticos e estilosos do escritório da XL GroupPlc, em Dublin, na Irlanda.
Fonte: The Cool Hunter
Gavetas e prateleiras minimalistas na decoração do escritório da Microsoft em Redmond, Washington. Fonte: Home Designing
3- Iluminação: sem uma iluminação adequada o cansaço visual pode afetar o rendimento dos trabalhadores. Iluminação fraca ou que gere reflexo na tela do computador incomoda bastante. Por isso é importante estudar a localização correta das luminárias e o tipo de lâmpada mais adequada para o seu escritório – opte por uma que não esquente o ambiente. Iluminação na recepção, na sala de reunião, na copa, nos corredores, além de serem úteis, ainda valorizam os pontos mais importantes da decoração.
Projeto de Arquitetura Corporativa | Casa 3 Arquitetura
Escritório do Skype em Estocolmotem iluminação divertida que valoriza a decoração colorida. Fonte: Home Designing
Com essas dicas você já pode incorporar objetos funcionais no projeto de arquitetura do seu escritório trazendo mais praticidade e beleza ao dia a dia.