Recentemente o Google remodelou seu escritório em Amsterdã, na Holanda, e o novo projeto arquitetônico da companhia, como sempre, surpreendeu. O espaço de 3 mil m² voltou cheio de referências criativas e um interessante mix de elementos holandeses. Como acontece nos projetos arquitetônicos de seus escritórios mundo afora, na arquitetura corporativa da gigante de buscas sempre estão presentes elementos da cultura local. Uma estratégia certamente. E das boas.
Escritório Google em Amsterdã
Localizado no sul de Amsterdã, o escritório onde ficam as operações do Google na capital holandesa foi transformado em um espaço divertido e moderno. Em todos os andares foram inseridos elementos tipicamente holandeses: uma bicicleta foi encaixada na mesa da recepção, que ainda conta com um emblema fazendo referência ao brasão da família real holandesa, e o logotipo do Google fixado na parede também foi decorado com uma referência à realeza.
No restaurante local – com capacidade para 80 pessoas – a decoração conta com gráficos Delft Blue (da cerâmica holandesa) espalhados pelo local. No teto estão suspensos painéis no formato do famoso Stroopwafel (um sanduíche de dois waffles recheado com xarope de caramelo), e paredes são revestidas com gingerbread. Bicicleta, família real, stroopwafel e gingerbread são todas referências caracteristicamente holandesas.
Escritório Google em Amsterdã
Escritório Google em Amsterdã
A inserção de elementos culturais na arquitetura corporativa pode ser uma grande jogada quando uma empresa multinacional abre escritórios em outros países. A presença desses elementos permite com que os funcionários locais sintam-se mais à vontade no ambiente de trabalho e, sentindo-se mais acolhidos irão produzir mais e melhor.
Segundo os arquitetos envolvidos no projeto do Google, o novo escritório em Amsterdã “é um lugar que permite com que o funcionário trabalhe melhor ao oferecer um ambiente de trabalho que atende as suas necessidades. Felicidade, conforto, flexibilidade, relaxamento, alimentação balanceada, exercícios, iluminação natural, ventilação natural e estímulo visual são alguns dos fundamentos que torna esse escritório saudável”.
Escritório Google em Amsterdã
Existem outras referências criativas no projeto arquitetônico da reformulação do escritório do Google em Amsterdã: uma caravana dos anos 60, ambientada com se estivesse no meio de um acampamento, com mobília retrô, funciona como um espaço totalmente fora do convencional, mas muito confortável, para a realização de reuniões.
O projeto de arquitetura corporativa também foi inspirado na garagem onde os fundadores Larry Page e Sergey Brin criaram o Google. E em muitas áreas a tubulação aparente, grande tendência na arquitetura corporativa, dá o toque industrial ao espaço.
Escritório Google em Amsterdã
Escritório Google em Amsterdã
Na arquitetura corporativa do Google de São Paulo, as feiras livres foram a inspiração para o design do escritório brasileiro. A presença de elementos da cultura local é uma estratégia sempre presente nos projetos arquitetônicos de muitas outras empresas. Por isso, se estiver pensando em um projeto de arquitetura corporativa para seu escritório no exterior (ou para trazer um escritório de fora para cá), considere a inserção de elementos culturais.