Para criar uma marca forte e valorizada no mercado, muitas empresas investem pesado em propaganda e marketing nas mídias tradicionais, pagando por peças publicitárias grandes e caras, que nem sempre geram o impacto esperado. No entanto, se esquecem de fortalecer a marca dentro da própria empresa, entre seus funcionários, colaboradores e clientes. Contudo, é muito importante saber como valorizar a marca no ambiente corporativo.

Ambiente corporativoFonte: Casa 3 Arquitetura.

O ambiente corporativo é o espaço certo para uma empresa exibir seus produtos, serviços e, inclusive, a própria marca, tendo em vista, principalmente, que esta exibição é gratuita. Diferente de anúncios em mídias tradicionais (jornais, revistas, televisão, internet, etc), a empresa consegue exibir sua marca para todas as pessoas que circulam pelos diferentes ambientes da firma sem precisar arcar com grandes gastos.

No entanto, é preciso ter um pouco de cuidado com esta exibição. Locais como recepção, corredores e salas de reunião, por exemplo, são ótimos locais para exibição da marca no ambiente corporativo. Afinal, estes são espaços de passagem, em que as pessoas não permanecem por muito tempo, onde é possível sensibilizar a todos em relação à marca sem bombardeá-los em excesso.

Existem também outras formas de valorizar a marca no ambiente corporativo. O arquiteto ou escritório de arquitetura responsáveis pelo projeto corporativo podem oferecer várias opções diferentes como fazer isso, aplicando a identidade visual da empresa de diversas formas dentro do espaço. Para tanto, é feito um estudo de cada um dos ambientes, para que possa se decidir onde a marca será inserida na decoração. Dessa forma, as pessoas não ficam cansadas de olhar para a marca, mas se lembram dela sempre que circulam pelo espaço.

Sempre é possível encontrar formas bonitas e interessantes de inserir a marca no ambiente de trabalho, criando uma identidade visual atraente para o espaço. Para isso, no entanto, é necessário planejamento, pois uma das formas de valorizar a marca no ambiente corporativo é através da arquitetura corporativa.

Dicas de como valorizar a marca no ambiente corporativo

1) Móveis e objetos: Escolher móveis para escritório nas cores da empresa, por exemplo, é uma das formas de valorizar a marca no ambiente corporativo. Fornecer material institucional para os funcionários, como canetas, lápis e blocos de papel timbrados com a marca da empresa é outra.

Ambiente corporativoFonte: Casa 3 Arquitetura.

2) Ambientes específicos: outra boa opção é ter a marca na recepção, o que gera um impacto positivo em quem chega ao espaço, além de criar uma identificação e mostrar que todos que ali estão se orgulham da empresa. Já ter a mesma marca exposta em todas as paredes do escritório pode ser muito cansativo para todos, impactando negativamente as pessoas expostas a ela. É importante saber quando e onde expôr sua marca para valorizá-la no ambiente corporativo.

3) Combinando elementos: cores, materiais, texturas, revestimentos, iluminações, dentre outros elementos, devem ser explorados a fim de encontrar a combinação certa e gerar um ambiente propício para funcionários e clientes, valorizando a marca sem carregar demais na sua exposição. Um exemplo disso foi feito para a empresa de boliche Striker. A palavra “Bowling” foi escrita utilizando quadros com gravuras coloridas que inspiravam o esporte. Dessa forma, a empresa conseguiu valorizar sua própria marca sem a expor em demasia, ao mesmo tempo em que criou um ambiente agradável, confortável e bem decorado para todos os seus frequentadores.

Ambiente corporativoFonte: Casa 3 Arquitetura.

Agora que você já sabe como valorizar a marca no ambiente corporativo, lembre-se que fazer isso através de uma arquitetura corporativa bem planejada é fundamental. Portanto, entregue o seu projeto nas mãos de uma equipe qualificada e experiente na área entrando em contato com a Casa 3 Arquitetura, uma empresa que sempre pensa em formas interessantes e diferentes de valorizar a marca no ambiente corporativo.